terça-feira, 24 de julho de 2012

GUARDA CIVIL MUNICIPAL APRESENTA PROJETO DE PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS


"Formando Vencedores” é o novo projeto no combate às drogas em Itararé, que será desenvolvido pela Guarda Civil Municipal com o auxilio de parceiros nas escolas municipais.



Na última segunda-feira (23) no gabinete do Executivo Municipal, foi apresentado o projeto “Formando Vencedores” – Formando cidadãos, resgatando valores e respeitando a vida, através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Itararé e suas Secretarias, ou seja, Defesa Social; Educação; Saúde; Assistência Social; Guarda Civil Municipal; Conselho Tutelar; Vigilância Sanitária; Cultura Esporte e Turismo e o COMAD-Conselho Municipal sobre Drogas.



Quem apresentou o projeto a todo o secretariado municipal foi o GCM Alisson Riveli Ferreira que informou ainda, que o lançamento oficial para a comunidade será no dia 03 de agosto às 8h na Oficina Pedagógica.

“O projeto surgiu da necessidade de se falar abertamente sobre drogas e de trocar e adquirir informações sobre o assunto”, disse Riveli que completou, “engana-se quem acha que adolescentes aparentemente sem problemas nunca experimentaram drogas. Pesquisas mostram que o primeiro contato acontece muitas vezes na escola e nos períodos e faixa etária do 6º ao 9º ano”.

O objetivo geral é promover uma conscientização em relação à prevenção do uso de drogas, resgatar a autoestima e os valores morais dos alunos, bem como reconhecer comportamentos de riscos no contexto escolar. Todo o processo do projeto terá de antemão, a realização de uma pesquisa aprofundada que será aplicada junto aos alunos das escolas da rede municipal de ensino, a partir do ensino fundamental II. Esta pesquisa irá retratar o perfil dos alunos em todos os aspectos de sua vida, no seu convívio com a escola, família, sociedade e seu contato com as drogas para então, serem avaliados os fatores de risco e de proteção que estes alunos estão expostos. O segundo passo será a capacitação dos diretores, coordenadores, professores e todos aqueles que convivem com os alunos diariamente. Esta capacitação será realizada por parceiros preocupados com o tema, tais como médicos(as) psiquiatras, psicólogos(as), conselheiros(as) tutelares, Guardas Civis e delegado de polícia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário