domingo, 12 de agosto de 2012

PROJETO "FORMANDO VENCEDORES" É APRESENTADO PELA GCM E COMAD




A questão de uso indivíduo de drogas em nosso país esta cada vez mais se tornando alarmante, constantemente o número de dependentes químicos vem aumentando em nossas estatísticas, realidade vivida em todo Brasil e claramente, uma situação preocupante também no município de Itararé – SP.
Diante desta problemática, o COMAD – Conselho Municipal Sobre Drogas de Itararé, juntamente com a Guarda Civil Municipal de Itararé, com as Secretarias Municipal da Educação e Saúde lançaram no ultimo dia 03 de Agosto o Projeto “Formando Vencedores”, que tem como principal objetivo formar cidadãos, resgatar valores e valorizar a vida, com o intuito final de diminuir o uso indivíduo de drogas Licitas e Ilícitas. O Projeto será desenvolvido com os alunos do 6º ao 9º ano das escolas municipais de Itararé, onde os alunos receberão um curso de prevenção ao uso indevido de drogas, terão atividades de Esporte, Cultura e Lazer aos finais de semana. Serão realizadas palestras para os pais dos alunos atendidos pelo projeto e um acompanhamento realizado por profissionais da saúde, educação e segurança com todos os alunos.
Junto com o lançamento do projeto, foi apresentada uma pesquisa feita com todos os alunos que serão atendidos, através desta pode se diagnosticar quais são as principais metas a serem estabelecidas no projeto, através da pesquisa constatou-se que 32% dos alunos que estão na faixa etária de 10 a 15 anos já consomem bebida alcoólica regularmente, influenciados pela cultura de que o álcool não é droga. No mesmo dia foi feita uma capacitação para os professores da rede municipal de ensino, onde estiveram presentes a Sub. Cmt. Da Guarda Civil Municipal de Itapeva, GCMF. Araceli que destacou como desenvolver um projeto de prevenção com os alunos das escolas e por fim uma palestra com o Dr. Reinaldo Braga, Delegado do Departamento de Investigação sobre Drogas(DISE) de Itapeva que abordou o tema de como identificar e lidar com usuários de drogas dentro das salas de aula.
Pretende-se atender cerca de 900 alunos com o Projeto, onde no final do ano receberão um certificado de participação, mas que além de tudo será uma ação contínua, pretendendo estender-se pelos próximos anos, conseguindo assim diminuir este preocupante número que assombra as estatísticas de nosso país.

Um comentário:

  1. Muito bom, gostaria da sua permissão para postar esta reportagem no meu blog, espero retorno.
    Abraço!

    ResponderExcluir